Uma bem pensada estratégia de comunicação pode salvar uma empresa

Uma bem pensada estratégia de comunicação pode salvar uma empresa

Você certamente acompanhou o caso do ator Fábio Assunção e como ele reagiu à música que o transformou em um “meme”. O ato solidário, educativo e até compreensivo do ator é uma grande lição de como uma estratégia de comunicação pode salvar a sua empresa. Por mais que não tenha sido o objetivo do ator, a situação mostrou como lidar com a imagem em meio a uma crise.

O que é uma estratégia de comunicação?

Antes de tudo, você precisa entender o que é, de fato, uma estratégia de comunicação. Ela poderá estar presente desde o seu planejamento inicial de ações ou surgir no meio dele como no caso das gestões de crises. Em resumo, engloba tudo aquilo que é exposto/divulgado sobre você, sua empresa ou serviço.

Normalmente, as estratégias de comunicação bem pensadas antecipam e até previnem determinadas situações. Elas podem reverter problemas em soluções e até mesmo fortalecer a sua imagem.

Em geral, essas estratégias precisam ser pensadas pelos profissionais certos. Eles sabem como indicar exatamente como e quando você precisa agir para ter os resultados positivos que almeja.

Dicas para transformar a crise em oportunidade

Há algumas formas de você elaborar uma estratégia de comunicação que esteja atenta às crises. Mais do que isso: uma estratégia que transforme as crises em oportunidade de crescimento.

Monitore notícias e mídias sociais

Por mais incômoda que essa tarefa possa ser, ela é fundamental. Ignorar o que está sendo divulgado sobre você ou a sua empresa é subestimar o poder da comunicação. É apenas dessa forma que você pode prever quando a repercussão tende a ficar negativa.

Monitore os canais digitais e, se for o caso, os veículos de comunicação. Faça pesquisas pelo menos semanalmente ou conte com um serviço eficiente de clippagem que possa fazer isso. Lembre-se: para montar uma estratégia de comunicação é preciso estar atento ao que acontece!

Não se omita

Omitir-se é um dos maiores erros quando se fala em gestão de crise. Mesmo que a crise não seja diretamente no seu negócio, mas no meio em que ele está inserido, essa não é a hora de recuar.

Faça uma leitura geral do contexto e pense nos pontos e contrapontos importantes a serem considerados. A partir disso você poderá definir as suas ações da melhor forma. Nesse momento, a omissão pode ser considerada como descaso, por isso fique atento para não dar essa impressão!

Identifique as oportunidades

A grande questão das estratégias de comunicação é justamente buscar as oportunidades em aberto em cada situação, seja ela positiva ou negativa. Para isso, entretanto, é importante contar também com uma equipe de gestão de comunicação.

Gerir a sua imagem ou da sua empresa pode ser um desafio, mas as estratégias certas podem identificar o que tirar de bom disso. Além de determinar como reagir à situação, elas dão o rumo para já focar no futuro.

Como você pode perceber, nem toda situação negativa precisa ter o impacto óbvio na sua empresa. Com as estratégias certas é possível não apenas neutralizar o quadro, mas reverter e sair ganhando com o aprendizado. Tudo depende de como você se comunica e, mais precisamente, o que você comunica!

Por Camila Costa, jornalista Reverso Comunicação.