Produção de conteúdo favorecendo o engajamento de sua empresa na internet

 

Conteúdo, relacionamento, engajamento digital, SEO. Estes são apenas alguns termos que estão na moda dentro do mundo corporativo. Ao ouvi-las pela primeira vez é provável que você tenha pesquisado sobre o que são. E esta pesquisa foi feita onde? Provavelmente na internet, através do seu celular ou mecanismo de busca. Talvez, até, tenha pesquisado no Facebook ou alguma outra rede social. Tal comportamento está diretamente relacionado ao que tais termos representam.

A produção de conteúdo voltado para marcas não é algo novo, mas ganhou um caráter ainda mais importante nos contextos modernos. Afinal de contas, com a popularização dos smartphones e o fácil acesso à internet móvel, qualquer pessoa detém um poderoso mecanismo de busca na palma da mão, bem como a internet tornou-se um infinito mar de informações.

Para empresas é importante saber como se posicionar neste mundo, que está cada vez mais lotado de marcas e produtos, incluindo seus concorrentes. É necessário se sobressair e saber exatamente como se portar neste ambiente. Tenha atenção ao mundo virtual, pois é nele onde você e outras empresas do mesmo setor precisam batalhar pelo consumidor. Na internet a empresa que investe somente em compras de palavras chave não consegue se sustentar por muito tempo se o conteúdo não for de qualidade e voltado para um público selecionado já pré-estabelecido na estratégia de comunicação.

Sua empresa não tem obrigação de gerar conteúdo para ter sucesso, mas estar em contato com seu público ajuda a gerar engajamento, fidelização do cliente e, quando bem produzido, tal conteúdo é capaz de torná-lo referência no setor em que atua. Para isso, são utilizadas diversas ferramentas, dando maior destaque para o SEO.

SEO significa Search Engine Optimization, ou em tradução livre, uma otimização de mecanismos de busca. O SEO baseia-se em inúmeras estratégias que servem como base para a produção de conteúdo, fazendo com que tal material possa se posicionar de maneira mais efetiva em mecanismos de busca, sem que haja necessidade de pagar por links patrocinados.

As redes sociais também tornaram-se mecanismo de busca. Muitos utilizam o Facebook para buscar marcas e obter informações sobre o que desejam. Aqui, a otimização do conteúdo é focada em manter a página de sua empresa sempre bem alimentada, com materiais que atendam os anseios da sua audiência, gerem engajamento entre o público e sua marca e, também, possam atrair potenciais clientes.

Além dos materiais tradicionais, como produção de textos para seu site e publicações para redes sociais, o meio virtual permite outras abordagens para a criação de conteúdo. A produção de vídeos é uma tendência, já que atraem a atenção do público através da comunicação visual e são de fácil compartilhamento através de aplicativos de mensagens.

Outra importante ferramenta são os Podcasts, semelhantes a “programas de rádio”, são materiais em áudio que podem colaborar para expandir o engajamento digital de sua empresa. Os podcasts podem ser pautados por aquelas temáticas que sua empresa domina. Tal aspecto também colabora para o SEO, que baseia-se em Expertise, Autoridade e Confiança, ajudando na colocação de sites especializados nos buscadores virtuais.

Traçar as melhores estratégias para a sua empresa construir relacionamento e engajamento através da produção de conteúdo é algo importante. É neste cenário que a agência de comunicação pode ajudar, não apenas para a construção das peças como, também, para determinar a periodicidade de publicações e o monitoramento dos resultados, visando implementar cada vez mais a sua abordagem no meio virtual.

Por Vicente Pardo, jornalista da Reverso Comunicação Integrada