O segredo do Marketing de Conteúdo: Faça a sua estratégia funcionar

O segredo do Marketing de Conteúdo: Faça a sua estratégia funcionar

Quando você pesquisa “Marketing de Conteúdo” no Google, uma série de visões e definições aparecem elencadas entre os mais de 13 milhões de sites que exibem publicações sobre o tema. O que ninguém te conta, é como fazer a sua estratégia funcionar!

Marketing de Conteúdo é uma ferramenta que tem como objetivo alcançar o seu público alvo através de conteúdo relevante, que seja útil e gere valor para os seus clientes, tornando sua marca uma referência positiva para geração de negócios e conteúdo.

Trata-se de um investimento que deixou de ser uma tendência de mercado, e se tornou indispensável para as empresas, afinal, na atualidade, é preciso ter visibilidade online para manter o contato e a credibilidade com os clientes. O diferencial do Marketing de Conteúdo, é que ele não vai, simplesmente, colocar a sua marca na internet: ele vai fazer isso da maneira correta, trazendo atenção do público e destaque em meio à concorrência.

E essa é uma estratégia de comunicação recomendada pelos maiores especialistas do mundo!

Se você deseja aplicar, ou fortalecer, o Marketing de Conteúdo da sua marca, aqui vão alguns passos:

  1. Compreenda as mudanças

Nos dias de hoje o público não assiste mais, de forma passiva, os comerciais de TV. O público tem mais poder em mãos do que você imagina, seja para escolher o conteúdo que vai consumir, ou para responder a ele. Saiba como usar este artifício a seu favor, afinal, ninguém melhor do que você para saber o conteúdo que seu público quer.

  1. Acredite, as vendas são a consequência

Muito profissionais ficam tão focados em vender seus produtos, que esquecem do real desejo do público. Quando o conteúdo é focado em gerar benefícios aos leitores – sobre como resolver um problema, esclarecer dúvidas, ou ensinar algo – ele cria uma relação com o leitor, e neste processo, a venda se torna a consequência da boa utilização da estratégia de marketing.

  1. Atraente e envolvente

O conteúdo voltado para o desejo do público não é apenas útil, mas carrega a mensagem certa, para o público certo, no momento certo! Seu conteúdo se torna tão incrível, que o leitor certamente vai compartilhar com os amigos, e assim gerar uma rede de possíveis clientes.

  1. Aproveite os ganhos!

Ao final deste ciclo, vem a parte mais bacana: o retorno do público! Uma vez que você ajudou seu leitor quando ele estava precisando, ele começa a enxergar a sua marca de uma forma positiva, e, verdade seja dita, as pessoas tendem muito mais a fazer negócios com marcas conhecidas, do que com as desconhecidas.

O Marketing de Conteúdo, quando bem estruturado, traz os benefícios desejados para a sua marca, e alcança o principal propósito do marketing: gerar resultados positivos para a sua marca, sempre!

Por Caroline Lemos, Jornalista da Reverso Comunicação Integrada